Conselheiro mesquita Al-Azhar: Publicidade é "irresponsável e absurda"
A campanha é "irresponsável e absurda", afirmou Mahmud Azab, conselheiro do grande imã para o diálogo inter-religioso, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, referindo que Al-Azhar, a mais alta instituição do islão sunita, "ainda está a considerar se a campanha é merecedora de uma resposta pois não é séria".
Ainda em declarações à agência AFP, Azab questionou se estas iniciativas não podem ser "perigosas para os valores universais e para a liberdade de expressão tal como são entendidos na Europa".
O Vaticano anunciou hoje que vai recorrer à justiça para evitar a difusão da fotomontagem publicitária.
O anúncio do Vaticano foi feito num comunicado da Secretaria de Estado, depois de a marca de roupa italiana Benetton ter anunciado na quarta-feira a decisão de retirar a fotomontagem do papa a beijar na boca o imã egípcio da mesquita Al-Azhar.
Na quarta-feira, o Vaticano tinha protestado "contra uma utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada no quadro de uma campanha publicitária com fins comerciais".
Antes de ser retirada na sequência dos protestos do Vaticano, a fotomontagem foi exibida na quarta-feira em Roma, a escassos metros da Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.
A Benetton alegou na quarta-feira que a fotomontagem apenas pretendia realçar o combate à cultura do ódio.
A campanha publicitária da marca inclui ainda fotomontagens com dirigentes políticos a beijarem-se igualmente na boca, como as duplas Barack Obama-Hugo Chávez, Nicolas Sarkozy-Angela Merkel e Benjamim Netanyahu-Mahmud Abbas.