Conselheiro mesquita Al-Azhar: Publicidade é "irresponsável e absurda"

A campanha publicitária da Benetton que mostra uma fotomontagem na qual Bento XVI beija na boca o imã da mesquita Al-Azhar no Cairo, Ahmed el-Tayyeb, é "irresponsável e absurda", disse hoje um conselheiro do imã.
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A campanha é "irresponsável e absurda", afirmou Mahmud Azab, conselheiro do grande imã para o diálogo inter-religioso, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, referindo que Al-Azhar, a mais alta instituição do islão sunita, "ainda está a considerar se a campanha é merecedora de uma resposta pois não é séria".

Ainda em declarações à agência AFP, Azab questionou se estas iniciativas não podem ser "perigosas para os valores universais e para a liberdade de expressão tal como são entendidos na Europa".

O Vaticano anunciou hoje que vai recorrer à justiça para evitar a difusão da fotomontagem publicitária.

O anúncio do Vaticano foi feito num comunicado da Secretaria de Estado, depois de a marca de roupa italiana Benetton ter anunciado na quarta-feira a decisão de retirar a fotomontagem do papa a beijar na boca o imã egípcio da mesquita Al-Azhar.

Na quarta-feira, o Vaticano tinha protestado "contra uma utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada no quadro de uma campanha publicitária com fins comerciais".

Antes de ser retirada na sequência dos protestos do Vaticano, a fotomontagem foi exibida na quarta-feira em Roma, a escassos metros da Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.

A Benetton alegou na quarta-feira que a fotomontagem apenas pretendia realçar o combate à cultura do ódio.

A campanha publicitária da marca inclui ainda fotomontagens com dirigentes políticos a beijarem-se igualmente na boca, como as duplas Barack Obama-Hugo Chávez, Nicolas Sarkozy-Angela Merkel e Benjamim Netanyahu-Mahmud Abbas.

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